Diversos

Chuva pode chegar a 80 mm em áreas da Bahia e prejudicar qualidade do algodão

De maneira geral, a previsão do tempo indica volumes elevados de chuva para o Nordeste, partes do Sudeste e Norte do país

A previsão do tempo mostra que uma tempestade subtropical segue atuando sobre o clima na faixa leste do Sudeste, provocando chuvas e ainda rajadas de vento que podem alcançar os 90 km por hora no norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Até o fim desta semana, a chuva segue concentrada no Norte e Nordeste do Brasil. “No entanto, uma área de baixa pressão provoca pancadas de chuvas em alguns pontos da região Sul, inclusive no oeste do Paraná. Essa chuva, porém, não será capaz de reverter o déficit hídrico observado na região paranaense”, destaca Desirre Brandt, da Somar.

Já para a região Nordeste, a previsão do tempo indica grandes acumulados, especialmente no Maranhão, Piauí, Ceará e interior de Pernambuco.

“O destaque vai para a Bahia, onde a chuva pode trazer dificuldades ao embarque no porto de Salvador. Por outro lado, esses volumes beneficiam as áreas de pastagem, feijão e cacau no nordeste do estado, onde pode chover até 80 mm nos próximos dias. Já no noroeste do estado, as chuvas trazem preocupação para as lavouras de algodão, uma vez que podem prejudicar a qualidade da pluma”, finaliza a meteorologista.