Chuvas destroem plantações no interior de São Paulo

Ventos fortes atingiram a cidade de Cordeirópolis e danificou estrutura de fazenda 

Fonte: José Manfio Junior/Cândido Mota (SP)

Uma zona de instabilidade provocou chuvas e vendavais no interior de São Paulo nesta semana. Em Cordeirópolis, a 145 quilômetros da capital, teve produtor que perdeu tudo e agora não sabe como recomeçar.

A propriedade do agricultor Luis Carlos de Melo Carvalho foi seriamente danificada pelo vendaval, que deixou ferros retorcidos e lonas arrancadas. A plantação de pimentões, ainda em desenvolvimento, teve perda total. O prejuízo foi de R$ 20 mil e, sem reserva, Carvalho não sabe como começar de novo. “Eu não pude guardar dinheiro nenhum, porque a gente tem o custo da casa e o custo de carro”, disse.

Em outra parte da propriedade, o agricultor viu uma segunda plantação de pimentões que estava ponta para ser colhida ficar bem danificada. Vários legumes no chão mostravam que cinco meses de trabalho haviam sido perdidos. “Eu devo até o financiamento daqui. Perda total mesmo como conseguir recuperar esse dinheiro? Só se eu vender o terreno”, lamentou.

Além das estufas, o vendaval arrancou o telhado da casa de um vizinho e deixou um rastro de destruição em outros pontos da cidade. O engenheiro agrônomo Roberto Santos Leitão, da Casa de Agricultura de Cordeirópolis, disse que nunca viu nada parecido na região. Ele, no entanto, deu algumas dicas que podem ajudar amenizar os danos em casos de novas tempestades.

“É interessante que cerque o sítio com árvores que possam reduzir a velocidade do vento. Eucaliptos ou outras espécies que vão fazer com que o vento não tenha toda essa força de destruição”, finalizou.