Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Notícias - Soja Brasil

Chuvas torrenciais trazem dor de cabeça aos sojicultores do Tocantins

Vídeos e fotos mostram estradas transformadas em rios. Para presidente da Aprosoja-TO, áreas que ainda não foram colhidas podem ter prejuízos

As chuvas não estão dando trégua para os produtores de soja do Tocantins e o excesso de ´gua está deixando as estradas intransitáveis. A preocupação é que por lá, segundo estimativa da Aprosoja-TO, 5% dos 1,072 milhão de hectares semeados nesta temporada ainda estão no campo para colher e muita soja colhida ainda está estocada nas fazendas.

O produtor Adilson Raizi, que vive no município de Monte do Carmo, na parte central do estado, fez algumas imagens na última quarta-feira, exibidas com exclusividade no programa Rural Notícias, de uma importante estrada para escoamento da safra.

Segundo Raizi, o volume de chuvas acumuladas em uma semana se aproxima de 500 milímetros. Outros municípios, como Novo Acordo e Santa Tereza, também relataram problemas com rompimento de estradas, ocasionado pelo excesso de chuvas.

De acordo com o presidente da Aprosoja-TO, Maurício Buffon, que também tem propriedade na região onde as estradas foram atingidas, os prejuízos devem vir das áreas que ainda não terminaram de ser colhidas.

“Nessa região que afetada é onde planto. Por lá, deve ter um pouco menos de área para colher, uns 2% apenas. A situação é preocupante sim. Essas chuvas estão gerando problemas em várias rodovias, como em Novo Acordo e Santa Tereza. Imagino que em 20 dias a situação melhore e essa logística para tirar a soja das propriedades possa acontecer. Para quem ainda precisa colher há chance de perdas sim”, afirma Buffon.

Foto: Adilson Raizi

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile