A formação de um sistema frontal, constituído por uma frente fria e um ciclone extratropical, deixa o céu carregado nesta terça-feira (9). O ciclone se forma no litoral de Santa Catarina e do Paraná, podendo provocar tempestade.
Já choveu forte em áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. E ainda tem muita água pra cair ao longo dos próximos dias.
Ciclone provoca alerta em 5 estados
Cinco estados do Centro-Sul estão em alerta de risco de tempestade até a manhã desta terça, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):
-
São Paulo
-
Mato Grosso do Sul
-
Paraná
-
Santa Catarina
-
Rio Grande do Sul.
De acordo com a escala do instituto, essas regiões estão em risco laranja, que indica situação meteorológica perigosa e que demanda alerta da população.
Os avisos emitidos indicam que há chance de chuva entre 30 e 60 mm por hora, queda de granizo e ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h.
Chuva
Segundo a meteorologista da Climatempo Desirée Brandt, entre 9 e 13 de agosto, os acumulados de chuva ficam em torno de 30 a 50 mm na maioria dessas áreas.
“O maior destaque é para o leste de Santa Catarina, onde o volume de chuva pode ultrapassar 100 mm” – Desirée Brandt, meteorologista da Climatempo
Além disso, o ciclone vai deixar o mar agitado, o que pode atrapalhar a operação nos portos, como o de Paranaguá (PR).
A terça-feira ainda traz risco de queda de granizo desde o norte do Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina , Paraná, São Paulo, Triângulo Mineiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso.
Frente fria
Nesta semana, também está prevista a primeira onda de frio de agosto, que deve chegar na quinta-feira (11).
Nessa data, a temperatura vai diminuir e haverá formação de geada em áreas do Centro-Sul.
Em Erechim (RS) e Guarapuava (PR), por exemplo, a temperatura mínima será de 2 °C e em Amambai (MS), 4 °C.