Agricultura

CNA diz que estuda projeto de lei para suplementação de recursos

Segundo assessora de política agrícola da entidade, quase 90% do dinheiro disponibilizado para equalização foi esgotado em janeiro e fevereiro

Após a suspensão das contratações de crédito rural subsidiado, a assessora de política agrícola da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Fernanda Schwantes, afirmou que a entidade tem trabalhado para que seja aprovado um projeto de lei que possibilite a suplementação de recursos para equalização de taxas de juros.

“Em uma análise mais aprofundada do orçamento, quase 90% do dinheiro disponibilizado para equalização foi esgotado em janeiro e fevereiro. Isso traz preocupação para o setor. Temos trabalhado junto com o Mapa e o ministro Guedes para que seja aprovado um PL que possibilite a suplementação de recursos”, disse.

Para a gerente técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Aline Veloso, a suspensão das contratações de crédito afeta especialmente os pequenos produtores.

“Compromete produtores como os pronafianos, pois eles têm capacidade de pagamento menor e necessitam de crédito para fazer o seu capital de giro”.