A Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura criticou, em nota divulgada nesta quinta-feira, 4, os vetos feitos pelo presidente Jair Bolsonaro à política nacional de pagamentos por serviços ambientais, de janeiro de 2021. A Coalizão defende que os vetos sejam derrubados pelo Congresso Nacional. De acordo com a nota, o programa federal de pagamentos por serviços ambientais precisa contar com instrumentos efetivos e eficazes de transparência e acompanhamento social. Esses instrumentos estão previstos na lei aprovada, mas foram vetados.
O comentarista do Canal Rural e ex-secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Benedito Rosa, concorda com os vetos. “Estamos burocratizando uma decisão governamental que é de grande relevância desde a prorrogação do Código Florestal. Os agricultores estão esperando uma decisão como essa e querem compensação pelos gastos”, afirma.
Para Benedito, os vetos são procedentes e devem continuar porque os agricultores querem que os gastos sejam ressarcidos, e as comunidades rurais que prestam esses serviços também buscam compensação.