Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Arroz

Abertura Oficial da Colheita do Arroz tem participação de Hamilton Mourão

O vice-presidente destacou o dinamismo, resiliência e força de vontade do produtor de arroz ao superar inúmeros obstáculos e, com isso, contribuir decisivamente para a segurança alimentar do povo brasileiro

Desafios e superação marcaram a 31ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz realizada de 9 a 11 de fevereiro na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). Apesar do forte temporal ocorrido na tarde da quarta-feira, segundo dia do evento e que prejudicou algumas programações, a cerimônia da colheita da lavoura foi viabilizada nesta quinta-feira.

As colheitadeiras avançaram pela lavoura sob os olhares do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, pelo vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, além de outras autoridades, parlamentares, produtores rurais e representantes de entidades do setor agropecuário. A cerimônia se encerrou com a tradicional “chuva de arroz”. 

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, destacou a dificuldade para realizar o evento em um momento de pandemia, mas que a iniciativa representa uma lavoura importante para os mais de 200 municípios gaúchos que dependem da cultura orizícola para o desempenho da sua economia e o país. “Somos protagonistas com mais de 70% da produção nacional”, afirmou, alertando para a responsabilidade com a produção de arroz. Também enfatizou o empenho da instituição em trazer soluções em tecnologia, manejo e as ferramentas necessárias para a sustentabilidade dos negócios no setor.    

“Sempre acreditamos que o agro não para e temos orgulho de ter garantido, no ano passado, a segurança alimentar brasileira. Esse orgulho nos faz lembrar uma frase de um historiador romano: os deuses protegem os homens de coragem e nós somos homens de coragem”, declarou. Em sua manifestação, o presidente da Federarroz agradeceu o auxílio de 50 homens do Exército no apoio da limpeza da área do evento após os estragos causados pela chuva de 85 milímetros na tarde de quarta-feira e os ventos superiores a 100 quilômetros por hora. 

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, destacou o dinamismo, resiliência e força de vontade do produtor de arroz ao superar inúmeros obstáculos e, com isso, contribuir decisivamente para a segurança alimentar do povo brasileiro. “São gigantes que merecem o nosso apreço e respeito”, afirmou. Também falou sobre a necessidade de melhorar a infraestrutura de estradas e portos para o escoamento da produção, assim como seguro agrícola, incentivo à irrigação, liberdade para a aquisição de insumos e apoio à pesquisa da Embrapa.

Mourão ressaltou que o Brasil é uma “agropotência ambiental”, sendo possível ver a preservação do território nacional e, ao mesmo tempo, a forma como os produtores rurais evoluíram tecnologicamente e, hoje, são responsáveis pela segurança alimentar no país e no mundo. Salientou, ainda, o enfrentamento desde o início do ano passado da pandemia de Covid-19 que gerou crise da saúde com mais de 230 mil brasileiros e brasileiras que perderam a vida, e crise econômica que resultou em uma queda no Produto Interno Bruto (PIB). “O agronegócio não deixou de trabalhar em nenhum momento e foi devido a este setor que mantivemos a nossa população em paz e a dos outros países que recebem o nosso alimento”, observou. 

O vice-presidente também citou a crise social com a perda de empregos observando que ela foi enfrentada pelo governo federal com a garantia de recursos para a sobrevivência dos atingidos. Mourão também falou sobre a vacina contra o coronavírus. “O governo federal vem assegurando que este processo seja contínuo e pouco a pouco a população brasileira será vacinada e com isso voltaremos ao nosso modo de vida”, ressaltou. 

A  31ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz foi uma realização da Federarroz, correalização da Embrapa e patrocínio premium do Irga e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Sair da versão mobile