Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

Com descontrole na oferta da alimentos, preços não param de subir, diz Daoud

Segundo o comentarista do Canal Rural, esse cenário contribui para a alta da inflação no país

Em março, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou o maior resultado para mês desde 2015, com alta de 0,93%. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês passado, o índice foi de 0,86% e em março de 2020, a variação foi de 0,07%.

O comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, explica o impacto da alta nos preços para a economia, “A inflação é um fenômeno econômico que decorre da oferta e da demanda quando há um descontrole entre essas duas possibilidades, acaba-se tendo um processo inflacionário. Contudo, a inflação não decorre apenas da demanda das pessoas com o dinheiro no bolso e consumindo, a inflação também pode ocorrer pela oferta. O que nós estamos vivendo é um descontrole da oferta. Hoje a cadeia de produção do Brasil está sendo massacrada por interrupções no ciclo de produtos que devem alimentá-las”, diz.

“Essa realidade descontrola toda a previsibilidade do mercado e acaba faltando produto e os preços começam a subir. Como por exemplo a agricultura, onde a soja está em alta, o milho, arroz, feijão e isso é uma alta em decorrência de custo e não de demanda. Isso tudo acaba realmente sendo uma missão muito difícil para o Banco Central que precisa gerenciar as expectativas pelo lado positivo”, conclui.

Sair da versão mobile