Com dinheiro curto, produtor tenta esticar vida de trator usado

Agricultores preferem adiar o financiamento de uma máquina nova, investindo no aumento de vida útil de equipamentos usados

Em tempos de altos custos de produção, a manutenção de máquinas usadas cresceu no Brasil, aumentando a vida útil dos equipamentos e diminuindo as perdas na lavoura. Segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a venda de máquinas agrícolas caiu quase 8% em junho deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.  De janeiro a junho, a queda é ainda mais acentuada, chegando a 30%.

Dono de sete tratores, o produtor de milho Avelino Manera, mantém o ritmo de produção em sua propriedade em Mogi Mirim, no interior de São Paulo, com as máquinas usadas e com manutenção em dia. Segundo ele, o hábito aumenta a vida útil da frota e evita gastos futuros. “Estou fazendo a revisão de 2 mil horas. Melhor fazer isso agora do que ter gastos mais para a frente”, disse.

A revisão preventiva de mil horas de um trator com potência de 75 cavalos custa, em média, R$ 1.800, considerando peças e mão de obra. Já uma revisão corretiva, para consertar o que não foi feito no tempo recomendado pelos fabricantes, pode custar até 30 mil reais e ainda atrasar a produção.

“Às vezes numa jornada de trabalho em plantio ou preparo de solo o produtor tem que parar para fazer a manutenção e, quando faz a preventiva, o produtor evita a quebra em um período de plantio e colheita”, disse Airton Borlolan Monteiro, coordenador regional de pós-venda da Coopercitrus, que registrou aumento de 8% no serviço da concessionária.

Dicas

Algumas dicas simples podem aumentar a vida útil das máquinas, como a troca periódica do lubrificante. Segundo o mecânico Fábio Eduardo Januário, além do lubrificante, alguns itens básicos devem ser checados com frequência. “A gente faz a troca de óleo e filtro, depois a gente avalia correia, freio, embreagem, fazendo as regulagens e correia a gente vê se está danificada ou não, para fazer a troca para não acontecer o aquecimento do motor da máquina”, disse o mecânico, que ainda avalia freios, pedais, faróis, indicadores de temperatura, combustível e rotação do motor.

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