Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Com dinheiro curto, produtor tenta esticar vida de trator usado

Agricultores preferem adiar o financiamento de uma máquina nova, investindo no aumento de vida útil de equipamentos usados

Em tempos de altos custos de produção, a manutenção de máquinas usadas cresceu no Brasil, aumentando a vida útil dos equipamentos e diminuindo as perdas na lavoura. Segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a venda de máquinas agrícolas caiu quase 8% em junho deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.  De janeiro a junho, a queda é ainda mais acentuada, chegando a 30%.

Dono de sete tratores, o produtor de milho Avelino Manera, mantém o ritmo de produção em sua propriedade em Mogi Mirim, no interior de São Paulo, com as máquinas usadas e com manutenção em dia. Segundo ele, o hábito aumenta a vida útil da frota e evita gastos futuros. “Estou fazendo a revisão de 2 mil horas. Melhor fazer isso agora do que ter gastos mais para a frente”, disse.

A revisão preventiva de mil horas de um trator com potência de 75 cavalos custa, em média, R$ 1.800, considerando peças e mão de obra. Já uma revisão corretiva, para consertar o que não foi feito no tempo recomendado pelos fabricantes, pode custar até 30 mil reais e ainda atrasar a produção.

“Às vezes numa jornada de trabalho em plantio ou preparo de solo o produtor tem que parar para fazer a manutenção e, quando faz a preventiva, o produtor evita a quebra em um período de plantio e colheita”, disse Airton Borlolan Monteiro, coordenador regional de pós-venda da Coopercitrus, que registrou aumento de 8% no serviço da concessionária.

Dicas

Algumas dicas simples podem aumentar a vida útil das máquinas, como a troca periódica do lubrificante. Segundo o mecânico Fábio Eduardo Januário, além do lubrificante, alguns itens básicos devem ser checados com frequência. “A gente faz a troca de óleo e filtro, depois a gente avalia correia, freio, embreagem, fazendo as regulagens e correia a gente vê se está danificada ou não, para fazer a troca para não acontecer o aquecimento do motor da máquina”, disse o mecânico, que ainda avalia freios, pedais, faróis, indicadores de temperatura, combustível e rotação do motor.

Veja também:

+ Músicos homenageiam máquinas agrícolas; veja clipes 
 

Sair da versão mobile