As tendências para a pecuária estão em pauta na Beef Expo, evento que é realizado em São Paulo e reúne lideranças do setor. Para especialistas ouvidos pelo Canal Rural, a expectativa é de que o mercado de carne bovina se mantenha aquecido no Brasil até o ano que vem. O preço da arroba do boi gordo, que hoje está acima de R$ 150, pode ter espaço para continuar subindo.
“(Pode subir) até uns R$ 170, o que parece fazer sentido. Muito acima disso, eu não consigo ver margem no frigorífico. Se começar a subir demais, a conta não fecha. Fecha na exportação, mas não fecha no mercado interno”, disse Alexandre Mendonça de Barros, sócio da MB Agro.
A oferta restrita de gado tem sido um dos fatores que colabora para manter em alta o preço da arroba e esta escassez de oferta deve continuar pelo menos no curto prazo, isto porque está ocorrendo a retenção das matrizes para poder aproveitar a alta do preço do bezerro.
Na visão dos especialistas, o consumo interno deve voltar a crescer no ano que vem e esse fator, aliado ao aumento das exportações, deve garantir que o valor da arroba não caia até 2017.