Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Conab fará estudo sobre perdas na pós-colheita

Estimativas apontam que perdas chegam a 20% de toda a produçãoA Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promete realizar um levantamento sobre as perdas na pós-colheita, tanto em quantidade como em qualidade, e no transporte de grãos. Com investimento inicial de R$ 4 milhões,  o estudo em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico deve ficar pronto em quatro anos.

Fonte: Divulgação/Pixabay

A estimativa mais recente aponta uma perda de 20% de toda a produção, do momento da colheita, passando por transporte, armazenagem e escoamento final. Além de quantificar a perda por produto e região, o estudo vai mostrar as causas dos prejuízos, focar nas perdas de qualidade de apresentar soluções técnicas.

O trabalho começou com três focos. A Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) levantará as perdas durante o transporte de grãos. O estudo do trigo ficou com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) é responsável pela pesquisa no arroz. No segundo semestre, serão definidos os institutos de pesquisa para trabalhar com milho, feijão, café e soja, além de uma pesquisa para elaborar uma metodologia que será referência para determinar volume e massa dos grãos.

Além de melhorar o controle de estoques públicos, o estudo regulamentará a taxa em todo setor de armazenagem do Brasil. Atualmente, a Conab cobra uma sobretaxa de 0,3%, visando cobrir possíveis perdas durante o período de armazenagem.

Sair da versão mobile