Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Controle biológico combate lagartas

Empresa afirma que infestação cai entre 50% e 60% com a técnicaUma proposta sustentável para combater lagartas como a helicoverpa armígera e a falsa medideira está sendo apresentada aos visitantes da 8ª AgroBrasília. 

A técnica consiste em aplicar cápsulas carregadas de ovos da vespa trichogramma na lavoura, que quando está em fase de reprodução, parasita os ovos das lagartas e impede a multiplicação da praga.

Lagarta do cartucho é encontrada em lavouras de milho em MT

Os custos da tecnologia giram em torno de R$ 50 por hectare e, segundo a Koppert, empresa que vende o serviço, cada cultura precisa de, no máximo, três liberações por ciclo. A companhia diz que a infestação de lagartas na lavoura cai entre 50% e 60%. Isso faz com que o uso das vespas reduza a necessidade da aplicação de agroquímicos em cerca de 30%.

Mapa estende medidas para combater helicoverpa

Mesmo assim, ainda há polêmica nas discussões sobre a substituição de defensivos convencionais pelos biológicos. Os agricultores ainda discordam, por exemplo, sobre a possibilidade da proibição do herbicida glifosato, que foi pedida pelo Ministério Público Federal (MPF) depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou a possibilidade de o produto ser cancerígeno.

Sair da versão mobile