Para garantir a segurança de todos no campo, o Senar de Goiás iniciou uma ação de testagem de Covid-19 em instrutores e técnicos agrícolas para evitar a disseminação do vírus, já que os profissionais devem retomar as atividades presenciais em julho. A entidade é a primeira do sistema a realizar esse procedimento.
Iniciada nesta segunda-feira, 22, em Goiânia, Rio Verde e Ipameri , a ação segue até esta quarta-feira, 24. Ao todo, serão sete cidades com pontos de testagem e mais de 500 profissionais avaliados.
“Já realizamos mais de 200 testes e a previsão é que esse número chegue até 500. Tudo isso para garantir não só a seguranças dos profissionais mas também do produtor rural”, afirmou Dirceu Borges, superintendente do Senar-GO
“Uadson Ramos da Silva, coordenador regional do Senar Rio Verde-Go, explica que neste momento de entressafra, a visita do técnico é muito importante nas fazendas. “Além do teste, oferecemos um curso para ensinar os cuidados básicos na hora da visita, e disponibilizamos um kit com apostila, álcool em gel e máscara”.
O teste é feito por meio de um exame de sangue. Com a amostra, é possível dectar a presença de anticorpos específicos, que combatem o novo coronavírus no organismo de quem é testado. Até a última segunda-feira, 22, Rio Verde contava com 5.569 casos confirmados de infecção. Nas últimas semanas, a cidade realizou testagem em massa nos funcionários de sete indústrias e viu os casos confirmados subirem rapidamente.