O Instituto de Conexões Sustentáveis (Conexsus), organização sem fins lucrativos, está disponibilizando, até 31 de agosto, uma linha de crédito emergencial para pequenos produtores afetados pela pandemia da Covid-19.
O especialista em crédito rural João Luiz Guadagnin explica que em muitos regiões do país, produtores estão agrupados em associações e o sistema de crédito rural oficial não permite que essas entidades tomem recursos.
Segundo ele, o isolamento social provocou uma diminuição muito forte na demanda por alguns alimentos consumidos in natura. Assim, a situação de pequenas associações focadas em mercados e feiras locais ficou complicada. “O que nos fazemos é aportar recursos em situações bastantes favorecidas para enfrentar esse momento de dificuldade”, diz.
Guadagnin afirma que os empréstimos vão de R$ 50 mil a R$ 200 mil, com prazo de pagamento de dois anos. “Carência e tamanho das prestações são adequadas a cada caso”, conta.
Além disso, a Conexsus também trabalha para apoiar os pequenos produtores, fornecendo orientação na gestão e relacionamento com mercado.