O Banco Central colocou em consulta pública uma proposta de regulamentação que define critérios de sustentabilidade aplicáveis aos empreendimentos financiados por meio do crédito rural. Iniciativas relacionadas com o conceito de finanças sustentáveis têm ocupado cada vez mais a agenda dos bancos centrais e de reguladores financeiros que vêm adotando medidas com o objetivo de reduzir a exposição dos agentes de mercado a riscos socioambientais e climáticos.
O comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, afirma que essa medida dos bancos centrais é uma mensagem para o mundo de que o Brasil está atento e tomando medidas sustentáveis para o meio ambiente. “Um primeiro critério é que os bancos não devem fazer empréstimos para quem tem problema de ilegalidade nas suas propriedades. Em termos de política agrícola, os setores que têm tomado parâmetros devem receber incentivos”, afirma.
Entretanto, essas medidas devem aumentar a burocracia para o crédito rural. “Os bancos poderão fazer exigências maiores, o que dificulta ainda mais para os pequenos produtores e pode até induzir as pessoas a desistirem do crédito rural por causa das complicações”, pontua o comentarista.
“O Canal Rural está fazendo um serviço lembrando as entidades e os agricultores que até 23 de abril a consulta pública está no ar para fazer objetificação no texto sobre as exigências e critérios. Portanto, opine”, solicita Benedito Rosa.