A alta no mercado da pecuária continua e pela primeira vez na história, a cotação do boi gordo no indicador Cepea chegou a R$ 301 no fechamento desta segunda-feira, 1°, com alta de 0,38% na variação diária e valorização de 12,67% no acumulado do ano. Especialistas apontam a baixa oferta de animais e a alta demanda como fatores que sustentam o preço no mercado.
Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, mesmo com preços altos da arroba, é necessário ficar atento à escassez de oferta e aos custos de produção. “Hoje a grande dificuldade que se tem é a oferta restrita. Isso porque tem muita área de pasto já que a soja tomou conta. Além disso, estamos vivendo um momento de muita especulação nos preços do mercado internacional, e o dólar impacta nos custos de produção”, afirma.
Diante da incerteza do pecuarista em saber se vai vender o seu produto ou não, Daoud indica “o produtor tem que ficar de olho na formação dos seus gastos, o que é muito difícil porque não se controla as variáveis que impactam no custo”.