Com diversas situações adversas pelo mundo, como a guerra na Ucrânia, os custos de produção vêm cada vez mais se elevando. O setor agropecuário vem sendo prejudicado pela alta de preço dos insumos e as incertezas diante do cenário que está por vir.
- ‘Manutenção da taxa de juros é essencial para o produtor rural gerar emprego’
- Guerra na Ucrânia provoca alta histórica nos leilões de trigo
“O produtor rural deve ficar atento porque o cenário mudou, com a pandemia, lockdown [na China] e mais uma vez a alta do dólar. Além disso, ele deve ter estratégias, pois não teremos situação favorável aos custos de produção, já que a tendência é que haja um aumento ainda maior devido ao processo inflacionário”, opina o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud.
Ele também comenta que o principal motivo da alta do dólar em relação ao real se deve ao atrito entre o Supremo e o Executivo. Isso teria trazido maior complexidade ao processo eleitoral, motivo que, segundo o comentarista, vem fazendo com que os investidores deixem de aplicar recursos por insegurança.
“O produtor não tem como controlar esses fatores externos e até mesmo internos, com relação ao país, ele pode se preparar apenas com a sua estratégia. Cada um terá o seu plano, mas todos devem estar preparados para a alta dos preços”, diz Daoud.