Internacional

Daoud comenta crise mundial provocada pela pandemia e guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano acusa governo russo de bloquear exportação de 22 milhões de toneladas de alimentos

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursou nesta segunda-feira (23) na sessão de abertura do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, e pediu mais sanções contra a Rússia. Ele afirmou que o mundo precisa criar ferramentas para prevenir novas guerras.

No último sábado (21), o presidente ucraniano acusou a Rússia de bloquear a exportação de 22 milhões de toneladas de alimentos. Zelensky afirmou que, se os portos ucranianos não forem desbloqueados, a crise energética que o mundo enfrenta será seguida de uma crise alimentar. Segundo ele, ao bloquear os portos, o governo russo bloqueou também todas as oportunidades marítimas para exportar alimentos.

Nesta terça-feira (24), a guerra na Ucrânia completa três meses, ainda sem uma perspectiva de solução. Enquanto isso, os preços dos alimentos continuam subindo, o petróleo segue muito valorizado, impactando os combustíveis, e a inflação ganha força no mundo inteiro. De acordo com o último relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), 200 milhões de pessoas no mundo estão passando fome extrema.