O Congresso Nacional pode derrubar os vetos do presidente Jair Bolsonaro à prorrogação até 2021 da desoneração de folha de pagamento das empresas. Diante da escassez de recursos públicos, Miguel Daoud, comentarista do Canal Rural, faz o alerta. “Os deputados não podem derrubar esse veto sem explicar à população de onde virão os recursos para desonerar a folha”.
Daoud ressalta que o questionamento é importante, pois diante da dificuldade do governo em aumentar a arrecadação, muitas áreas estão sendo afetadas, entre elas, o agronegócio. “O Ministério da Agricultura, praticamente zerou o orçamento da Embrapa. Com isso, o investimento que deveria ser feito no desenvolvimento de novas tecnologias para o setor não deve acontecer, pois o governo está realocando recursos do orçamento para outras despesas, como o auxílio emergencial”.
Para o comentarista, o ideal seria que o governo apresentasse uma política econômica eficiente que atenda às reais necessidades do mercado. “Mais que a desoneração, devemos nos atentar sobre a geração de empregos no pós pandemia, afinal, a economia não vai retomar o crescimento de maneira rápida”, diz.