Rural Notícias

Daoud: Estamos tendo inflação com diminuição da demanda, o que preocupa

O comentarista do Canal Rural analisa projeção de alta da taxa básica de juros, a Selic

Após três semanas sem alterações, o mercado financeiro aumentou a projeção da taxa básica de juros, a Selic, para o fim deste ano. É o que aponta o relatório Focus do Banco Central. A estimativa da Selic subiu de 5% para 5,25% para o fim de 2021. Já a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) passou de 3,17% para 3,08%. O IPCA, índice que mede a inflação oficial do país, passa de 4,81% para 4,85%.

De acordo com Miguel Daoud, todos os indicadores foram ruins, especialmente a Selic. “Se a taxa de juros aumenta, significa que há inflação, mas não é uma inflação porque as pessoas estão com dinheiro e consumindo. Estamos tendo uma diminuição da demanda e com inflação”, afirma.

Ainda segundo o comentarista, é preciso gerenciar as expectativas. “Estamos tendo um desarranjo geral na economia que eleva as expectativas. Se há uma expectativa na ordem que estamos vendo pelo Banco Central, esse cenário vem para o presente e o futuro se torna real, e a realidade é dolorosa no banco do trabalhador”, completa.