Nesta quarta-feira, 27, a ministra da agricultura Tereza Cristina e o vice-presidente da república Hamilton Mourão, participaram de painéis virtuais do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. A ministra defendeu a inovação do agro, enquanto o vice-presidente pregou a participação do setor privado na preservação da Amazônia.
Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, a colocação da ministra foi precisa. “Uma pesquisa mostrou que o campo só tem 23% de conectividade, o que significa que o Brasil não pode adotar utilização de tecnologia no campo em função de não ter internet”, relata.
Daoud afirma que o movimento de jovens assumindo cargos de seus pais e avós já está acontecendo, mas ainda falta infraestrutura no campo.
“Outra coisa a ser colocada é a questão das pequenas propriedades. Se não corrermos para atender a necessidade imediata, os produtores de menor porte serão ocultados por grandes empresas”, adiciona.
Em relação a fala do vice-presidente Mourão, o comentarista concorda que é necessário investimento externo para preservar o meio ambiente no Brasil, em especial a Amazônia. “É preciso restabelecer o contato com o Fundo Amazônia, que é gerido pela Alemanha e Noruega. O conselho da Amazônia também está fazendo gestão com grandes grupos para levar o desenvolvimento sustentável para o bioma”, diz. “O tempo é curto, então precisamos transformar tudo isso em realidade”, finaliza.