Diversos

Daoud: Menor oferta de grãos pode resultar em aumento da inflação

De acordo com o comentarista, alguns agricultores estão preocupados com a produtividade das lavouras, que sentem os impactos do clima

O relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) não trouxe projeções para a safra brasileira de grãos. Segundo o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, a falta de informações ocorre por conta das incertezas em relação à produtividade da safra brasileira de milho e soja provocadas pelo milho.

Segundo Daoud, o quadro de menor oferta de grãos pode ter impacto direto na economia. “Diante de uma safra menor, a tendência é de uma alta nos preços.  essa alta vai ter um impacto na inflação, que no Brasil já perdeu o controle não tem mais como segurar, a não ser que o governo promova um choque de juros na economia”.

Na avaliação do comentarista, o investimento em culturas de inverno como uma alternativa ao abastecimento seria inviável, pois não atenderia a uma possível demanda. Sobre a alta nos preços dos grãos, Daoud alerta: “Nesse momento, o produtor precisa ser pragmático. Ele vem se beneficiando da alta no preço dos grãos, mas é importante que esteja preparado para o pior”, ressalta.