As decisões do presidente Jair Bolsonaro sobre a Petrobras tem movimentado o mercado, que apresentou volatilidade tanto na bolsa como no câmbio. Segundo o comentarista Miguel Daoud, o presidente errou de ter feito o movimento da maneira que ele fez, mas esse rompimento com a política liberal de Paulo Guedes já era esperado.
“Tenho que ter coerência e, desde que Paulo Guedes assumiu eu disse que a economia liberal não daria certo no Brasil, pois o Bolsonaro tem outra ideia que não é a do Paulo Guedes. Bolsonaro está preocupado em fazer esse país ir pra frente com outras políticas econômicas. Essa posição de Bolsonaro consolida a opinião de que não está interessado em privatizações”, afirmou Daoud.
“Ele continua dizendo que precisa manter a política de preços da Petrobras, mas eu acredito que deva mudar. Somente hoje o petróleo subiu 4% por causa de um atentado no Iraque, e o que temos a ver com isso? Acho que a Petrobras precisa ser preservada”, continuou.
Na visão do comentarista, uma privatização de usinas demoraria cerca de 10 anos e não resolveria o problema do Brasil. “O povo brasileiro já está sem comida na mesa agora”, disse.