O Plano Safra do ciclo 2021/2022 será lançado nesta terça-feira, 22, em cerimônia com início às 16h30, direto do Salão Nobre do Palácio do Planalto.
Na última sexta-feira, 18, o Canal Rural confirmou que o Tesouro Nacional definiu repasse de R$ 13 bilhões para equalização de juros do plano safra 2021/2022. A cifra ficou abaixo da solicitada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Segundo o comentarista Miguel Daoud, com esses números o produtor rural sairá frustrado após o anúncio. “Esse plano frustra as expectativas dos produtores rurais. Esse montante não será suficiente para compensar a alta de custos que tivemos nos últimos tempos, de 30 %a 40%. O produtor vai acabar caindo nos juros livres do mercado e a média dessa taxa vai subir brutalmente”, disse.
“O que está sendo feito não é nenhum favor. Uma economia como a nossa, que só tem o agro como setor que vem trazendo dinamismo para a economia, deveria preservar esse setor. Isso acontece mundo afora, com bancos de fomento que financiam tudo que é exportação, ou seja, é um instrumento para ativar a economia que irradia para toda uma cadeia do país”, completou.