Produtores rurais de São Paulo organizaram um novo protesto contra a elevação da alíquota de ICMS sobre produtos e insumos agropecuários nesta quarta-feira, 17. Apesar de o governador João Doria já ter revogado parte dos aumentos, a lei que dá poder ao governo estadual para mexer nos impostos a qualquer momento continua valendo, o que mantém o setor em alerta.
Para o comentarista Miguel Daoud, os parlamentares estão demorando para derrubar esse decreto. “Esse assunto está demorando demais para ser solucionado. Acho importante as pessoas entenderem, principalmente os urbanos. Pois é a sociedade é que está pagando essa conta, já que o problema acaba estourando no produtor rural e no consumidor, pois o intermediário simplesmente repassa o aumento.
Daoud acredita que os deputados deram “um cheque em branco” para o governador decidir sobre como tributar o ICMS no estado. “Os deputados perceberam que esse imposto está indo para o bolso do consumidor. O que falta é a visão dos nossos parlamentares de entender essa lógica. Infelizmente o Brasil, estados e municípios estão quebrados e quem gera o alimento para a mesa do brasileiro estão sendo punidos”, concluiu.