Em meio às discussões da reforma do imposto de renda, o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud diz que o produtor rural é impactado indiretamente pelo aumento de impostos. “Diretamente, o produtor rural não deve ser taxado, mas como o presidente da frente parlamentar da agropecuária [Deputado Sérgio Souza] colocou, indiretamente o produtor já está sendo taxado. Então, o Brasil não tem outra saída a não ser aumentar os impostos”.
Daoud comenta que há uma tentativa de compensação, onde tira da tributação direta e coloca nos rendimentos. Com isso, o comentarista acha que a reforma não vai vingar, pois o governo já deu o sinal. “Quando o governo quer pagar um Bolsa Família mais robusto, ele já está procurando outras formas de financiamento.”
A maior preocupação do governo, segundo Daoud, é encontrar outro canal para dar condições de bancar o Bolsa Família. “É de extrema importância nesse momento em que grande parte da população está desempregada e a inflação subindo forte. A renda está caindo então eu acho que eles vão achar uma forma dentro da legislação de suportar o bolsa família robusto nesse momento” complementa.