Neste 8 março, Dia Internacional da Mulher, a equipe do Rural Notícias trouxe histórias de algumas profissionais que dedicam a vida à agropecuária. Elas são proprietárias de fazenda, produtoras, executivas, técnicas, elas são o orgulho do setor.
- Mulheres celebram conquistas e falam dos desafios na gestão agropecuária
- Comissão Mulheres Aprosoja Brasil busca incentivar participação feminina no setor
Seja com o pé na terra ou dentro de um escritório, muitas mulheres são a cara do agro brasileiro. A maioria delas estão à frente dos negócios, é o que mostra a pesquisa “todas as mulheres do agronegócio”. O levantamento da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), realizado em 2017, revelou que 59,2% das mulheres no setor são proprietárias ou sócias, 30,5 % são funcionárias ou colaboradoras e 10,4 % atuam em cargos de diretoria, gerência e administração.
Elaine Silva, coordenadora do Agroligadas, movimento independente de mulheres do agronegócio, faz questão de falar sobre a sua trajetória dentro do setor. A engenheira agrônoma ainda revela um dado importante sobre o papel de atuação das mulheres do campo.
Sabrina Kulibaba, de 33 anos, habitante de União da Vitória (PR), é parte desse número de mulheres que amam o que fazem. Há 10 anos ela largou o emprego de doméstica para trabalhar na terra, como produtora rural.