Agronegócio

Dia do Trabalho: veja homenagem aos produtores que levam alimento do campo à mesa

Já parou para pensar como seria a nossa vida sem o trabalho árduo do homem do campo? Confira nesta reportagem especial

Um copo de leite pela manhã e para completar aquele queijo saboroso. Para esses alimentos chegarem à mesa de cada brasileiro, o trabalho começa lá no campo, ordenhando as vacas. 

Em São Pedro da União, sul de Minas Gerais, a família Pedroso acorda cedo. Todos os dias são extraídos mais de mil litros de leite. Apesar das dificuldades, o produtor está otimista. “Mesmo com os perrengues com o preço, estamos conseguindo manter no negócio”, disse José Carlos Peixoto.

E para acompanhar o leite fabricado no sítio do José Carlos, que tal um cafezinho especial? A bebida é produzida também em São Pedro da União pela família do produtor Fernando Barbosa, que comemora a expansão do negócio.

“Estamos plantando novas áreas, pensando em novas cultivares e dando sequência para nossa atividade. E continuem na atividade, porque o agronegócio que alavanca o nosso país”, contou.

Onde também sai um bom café arábica, que já alcançou nota 89,5, é em Vitória da Conquista, Sudoeste da Bahia, na produção da Fazenda Vidigal. A propriedade, que também abriga uma galeria de arte, ainda faz o trabalho de extensão rural com cursos para os vizinhos agricultores.

Hortaliças

E na hora do almoço, aquela saladinha não pode faltar. Em Joaçaba (SC), a família Pilger produz hortaliças para todos os gostos e a última conquista na lavoura foi implantar o sistema de irrigação para evitar os prejuízos da seca. A dica para o sucesso é aprender com as adversidades.

“Eu sempre lembro as pessoas com quem eu converso que as dificuldades foram feitas para você superar e os brasileiros têm essa característica”, disse Ricardo Pilger.

Para completar o cardápio:  legumes, ovos e frutas. No Paraná, no município de Colorado, a família Souza tem culturas variadas. De laranja a pitaya, a produção segue crescendo. Ivone de Souza também representa a Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado do Paraná (Fetaep) que, desde 1963 trabalha em prol da agricultura familiar do estado.

De acordo com o último censo agropecuário, o Brasil possui mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais. Deste total, quase 4 milhões são propriedades rurais. O levantamento mostra ainda que são mais de 15 milhões de pessoas trabalhando no setor e, deste grupo, mais de 10 milhões são da agricultura familiar.