Nas eleições municipais de 2020, o número de abstenções foi o maior dos últimos 20 anos. Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, as eleições foram severamente impactadas pelo número de brasileiros que não votaram, equivalente a 23%, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Isso mostra que o presidente Jair Bolsonaro precisa repensar a estratégia de agora em diante. Acho que ele evoluiu ao tentar fazer um acordo com os parlamentares, mas ele ainda peca quando insiste em questões ideológicas, como por exemplo com a pandemia, onde ele insiste que ela não deve ser combatida com apoio e cuidados, isso não é muito bom”, afirma.
De acordo com Daoud, o brasileiro se preocupa com a evolução política econômica, independente do partido. “O que pesa muito é o bolso das pessoas. Não estão preocupadas com partidos e sim se terá um emprego. Se nós não tivermos um plano para dar a população uma expectativa de que o Brasil vai evoluir economicamente, vai ter sim rejeição pela população. A esquerda que começa a surgir, vem dos jovens, que estão insatisfeitos com essa situação”, conclui.