Encontro aponta ineficiência do setor público no setor de transportes

Reunião discutiu propostas de melhoria para melhorar desempenho do paísMuitas propostas de melhoria da infraestrutura do país ficaram no papel por ineficiência do setor público. É o que afirmam analistas do setor de transportes, que se reuniram nesta terça, dia 7, em São Paulo.

Fonte: Canal Rural

O maior problema apontado pelos especialistas é a dificuldade de execução das obras definidas como prioridade para o escoamento e exportação da produção agrícola, como a construção de hidrovias e ferrovias.

– São investimentos de longo prazo. Nós imaginamos que nos próximos cinco anos não vá existir nada, não haverá nenhuma tonelada adicional extra de capacidade que esteja implantada e operando em ferrovia no Brasil. Pouca coisa poderá ser feita, mas não em ferrovias de grande porte. É capaz de nos próximos sete, oito anos, ter alguma capacidade adicional – aponta o presidente-executivo da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), Luis Henrique Baldez.

Segundo os especialistas no setor, o país investe apenas 0,6% do PIB em transporte. Para dar conta do crescimento dos últimos anos seria necessário quadruplicar o volume orçamentário. O Brasil ocupa hoje o 65º lugar por desempenho em logística num ranking com 160 nações analisadas. Executou cerca de 60% a 70% do previsto em investimentos para o setor de transportes nos últimos 10 anos.

– O agronegócio sente diretamente a falta de investimento em infraestrutura de transportes, devido ao acréscimo no custo do frete. Então, isso significa que a BR 163 está ruim, há a dificuldade de chegar nos portos da região Norte para que o país fique mais competitivo – analisa o diretor do Ipea, Carlos Campos.