A agropecuária é o terceiro setor que mais utiliza energia solar fotovoltaica no Brasil, atrás apenas dos consumidores residenciais e do setor de comércio e serviços. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), já foram instalados cerca de 23 mil sistemas no campo, o que corresponde a 7% do total e contempla mais de 32 mil produtores.
O presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, afirma que apesar de 2020 ser um ano economicamente complicado, a recuperação se dá em V e a tendência é que a tecnologia cresça bastante no próximo ano.
Ele destaca que o investimento é interessante para a agropecuária. “Levar de quatro a sete anos para o produtor recuperar o investimento em um sistema que dura mais de 25 anos”, conta.
- ‘Irrigação com energia solar vai revolucionar a Agricultura’
- Energia solar: Brasil zera impostos sobre importação de 4 equipamentos
Segundo Sauaia, a energia solar pode ser usada em bombas, equipamentos de irrigação, resfriamento etc. Além disso, os sistemas podem levar energia a pontos da propriedade que ficam distantes da rede elétrica. “Qualquer um pode investir! Basta pegar conta de energia e buscar empresa especializada. Temos projetos voltados para grãos, [criação de] animais, piscicultura”, diz.