Sistemas que combinam energia solar e geradores movidos a diesel podem ser uma alternativa para regiões rurais mais remotas e sem acesso à rede de energia elétrica. Essa tecnologia reduz em até 95% os gastos com eletricidade e são altamente sustentáveis, segundo o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia.
“É possível combinar com sistemas de armazenamento, com bateria, para substituir sistemas a diesel por completo para diversas finalidades, como bombeamento, irrigação e outros”, diz.
Segundo Sauaia, essa tecnologia tem enorme potencial e o produtor rural brasileiro está aderindo. O agro é o terceiro setor que mais usa sistemas fotovoltaicos, atrás apenas das residências e comércio. “Os produtores investiram R$ 3 bilhões. Existem mais ou menos 28 mil sistemas abastecendo 41 mil produtores”, afirma
Para quem quer investir, Sauaia recomenda que busque uma empresa especializada em sistemas fotovoltaicos. “Basta levar a conta de energia elétrica e farão um orçamento do tamanho da sua necessidade”, diz.