Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Especialista diz que pequeno produtor será prejudicado com Funrural

Retorno da taxa gerou discussão no setor rural e pode atingir diretamente os pequenos agricultores 

Fonte: Dale Portz/arquivo pessoal

Qual a melhor forma de contribuir com a Previdência? É o que as lideranças do setor têm discutido após o Supremo Tribunal Federal (STF) tornar constitucional o retorno do Funrural. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os pequenos produtores serão os mais prejudicados. 

A determinação aconteceu seis anos após o próprio STF julgar inconstitucional o tributo. Neste período, R$ 7 bilhões deixaram de ir para os cofres públicos. Agora, os pagamentos serão usados para auxílio no custeio da aposentadoria dos trabalhadores rurais, um benefício subsidiado pela União. 

Para o diretor-executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Cornacchioni, critica a decisão e os rumos que o dinheiro pode tomar. “Quando você olha o imposto que vem para cobrir uma política desastrada, você fica muito mais chateado. Se fosse um dinheiro direcionado para uma coisa específica tudo bem, mas não é. O dinheiro vai para cobrir outras coisas que não fizeram e isso nos preocupa”, conta. 

Já de acordo com o pesquisador do Cepea Mauro Osaki, os pequenos produtores serão afetados. “Esses setores, que dependem da formação interna, serão muito afetados. Terá a competitividade reduzida pela taxa”, aponta. 

“Obviamente, vamos nos movimentar, temos a nossa frente parlamentar em Brasília. Vamos discutir o que é possível fazer, apesar de ser uma decisão do STF”, completa Cornacchioni. 

Sair da versão mobile