Em Nova Maringá (MT), o excesso de chuvas agrava as condições das estradas, deixando caminhões carregados de soja e pátios das empresas receptoras lotados. A situação compromete também o desempenho da colheita no campo e, diante dos prejuízos, produtores da região querem que o município decrete situação de emergência.
Esse é apenas um pequeno pedaço do estado que, de maneira geral, enfrenta grandes dificuldades para escoar a safra. Apesar de o regime de chuvas ter prejudicado ainda mais nesta temporada, a situação não tem sido fácil em nenhum dos anos anteriores, como explica o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz.
“Nós temos um problema muito sério em Mato Grosso, que tem 30 mil quilômetros estradas estaduais, das quais 6,5 mil estão pavimentadas. Eu conheço Nova Maringá, conheço os problemas enfrentados em várias rodovias de uma região que ficou esquecida por muito tempo”, disse.
“Há dois anos presenciei caminhões atolados em solos arenosos em trechos de rodovia. O governo está agindo de duas formas: ele tem o Fethab -Fundo Estadual de Transporte e Habitação- que recebe dos produtores e parte desse recurso vão para as prefeituras, e as prefeituras têm que fazer a manutenção de trechos de estradas estaduais que estão em seus municípios. No entanto, muitas dessas prefeituras não têm equipamento, ou equipamento está sucateado. Com isso, o governo precisa adquirir equipamentos, passar para as prefeituras para que elas possam fazer esse trabalho”, explicou.
A segunda alternativa que o governo também adora é por meio de parcerias, tanto com o governo como produtores, para pavimentar trechos de estradas. “Nós achamos que com essas medidas nós poderemos melhorar esses trechos. Temos vários problemas sérios em vários trechos do estado”, finalizou.