A falta de chuvas impactou na produção de soja em Mato Grosso do Sul, quinto maior produtor de grãos do país. Segundo um levantamento coordenado pela Semagro, a estiagem já provocou perdas de pelo menos 1 milhão de toneladas.
O volume representa cerca de 10% da produção do estado, que estava estimada em 12,7 milhões de toneladas, mas como a produtividade média caiu de 56 para 50 sacas por hectare com a falta de chuvas, estima-se uma produção de 11 milhões e 400 mil toneladas.
- RS registra morte de plantas de soja ainda na fase inicial do cultivo
- Soja: calor de 40°C predomina em algumas regiões. Veja onde vai chover
Segundo o secretário de meio ambiente, produção e agricultura familiar, Jaime Verruck, dos 3,7 milhões de hectares plantados no estado, 31% da área encontra-se em condições ruins, 36% em condições regulares e 33% em boas condições, cenário que preocupa e pode culminar numa adicional perda da safra.
O produtor rural Juliano Schmaedecke sentiu na pele os efeitos da seca em sua lavoura. “Dezembro veio com poucas chuvas, e a expectativa de propriedade reduziu em 20 sacas neste ano. Devemos ter um rendimento médio de 55 sacas por hectare se voltar a chover”, destaca.
Jaime Verruck reforçou as ações de ajuda do governo do estado aos produtores rurais. Segundo ele, o decreto de emergência permitiu que os produtores entrem com pedido de seguro rural e mais de 1200 apólices já estão sendo executadas para lavouras afetadas diretamente.