Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

Falta de política agrícola agravou situação dos produtores de arroz, diz Benedito Rosa

Segundo o comentarista, produtores brasileiros vêm enfrentando concorrência desleal com arroz vindo da Argentina

Com a recente alta no preço dos alimentos, entre eles, arroz, feijão, carnes e leite, muitos já questionam se o governo federal poderá intervir na situação, para amenizar este o cenário. Para o comentarista Benedito Rosa, não existe uma equação simples quando se fala em melhor remuneração aos produtores e preços mais competitivos nas gondolas dos supermercados.

“Nós tivemos um primeiro semestre atípico para a agronegócio de forma geral. O dólar elevado significou mais vantagens para produtores e indústrias que exportam e itens como o milho tiveram uma demanda mais fraca no mercado interno. No entanto, esse desequilíbrio entre oferta e procura não ocorre o tempo todo, ele tende a estabilizar”, analisa.

No caso das expressivas altas no preço do arroz, Benedito Rosa ressalta que a questão é estrutural, onde produtores vem solicitando apoio governamental há tempos. “Não é de hoje que produtores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina reclamam de uma concorrência desleal do produto que vem da Argentina. Esse desestímulo à produção nacional de arroz existe há muito tempo e deveria estar na pauta do governo antes de estourar toda essa crise”.

Ainda segundo o comentarista, os produtores rurais dentro deste contexto estão isentos de qualquer culpa pela inflação dos alimentos. “Eles estão produzindo mais e vendendo para quem paga mais. Nesse ponto a indústria pode contribuir, ajudando a carregar os estoques e fazendo compras antecipadas, algo que não vem acontecendo”.

Sair da versão mobile