Quem vem a cidade de Boone, no Estado de Iowa, quer conhecer novas tecnologias, mas não vem com a intenção de adquirir quaisquer produtos ou serviços. O objetivo do evento é divulgar o que há de mais moderno no agronegócio mundial.
Algumas máquinas expostas aqui vão demorar meses, ou até mais de um ano, para chegar no Brasil. Dizem que já foi pior, mesmo assim, o que há de mais sofisticado para a produção no campo ainda aparece por aqui primeiro. Esta grande vitrine atrai gente de diversos lugares dos Estados Unidos e de outros países. Coisa fácil é esbarrar com grupos de brasileiros. Em um galpão de uma grande companhia, tem um cartaz anunciando “aqui falamos português”.
Haja perna para percorrer esta feira cheia de novidades! Em pleno verão, o calor não chega a ser tão forte quanto em dias de Agrishow, em Ribeirão Preto, a maior feira de agronegócio do Brasil.
São três dias de evento. O público é variado, jovens, idosos, crianças acompanhando os pais. Num dos stands, conversei com um agricultor americano que se interessa pela produção brasileira. Via redes sociais, ele monitora o que acontece no mercado de grãos do Brasil. Sinal de que se nós estamos de olho neles, eles também estão de olho em tudo, inclusive no que acontece no Brasil.
As novidades da Farm Progress Show você verá em uma reportagem especial no Rural Notícias, em setembro.
* A equipe do Canal Rural viajou a convite da Caep-Brasil Intercâmbio Agrícola.