Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Febraban esclarece dúvidas sobre venda casada

Governo obriga que produtor contrate outros serviços para conseguir crédito, explica diretorO diretor da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Ademiro Vian, disse que a instituição é contrária à prática de “venda casada” – forma de vincular a compra de um produto ou serviço a outro –, mas alertou que algumas formas de financiamento obrigam que o produtor adquira outros produtos. 

Fonte: Canal Rural

Ele citou como exemplo a concessão de crédito para compra de máquinas agrícolas, utilizando recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

– No BNDES, você tem financiamento de máquinas e é obrigatório você ter o seguro. Se não tiver o seguro, não faz o financiamento – disse ele em entrevista ao “Rural Notícias”.

Vian citou ainda o caso do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) como um programa que beira a definição na definição de “venda casada”. No caso, na contratação de recursos para custeio, o banco é encarregado de formalizar a adesão do produtor ao Programa.

• Veja também: MPF faz acordo para coibir venda casada do Pronaf

Para situações em que há de fato “venda casada” de produtos, o diretor da Febraban aconselhou que os produtores recorram, falando com os canais dos bancos até às associações de classe e de proteção ao consumidor.

– Ele pode falar com o gerente do banco, a superintendência regional, pode falar com a ouvidoria do banco, pode falar com órgãos de defesa do consumidor, o sindicato pode ajudá-los. Tem mecanismos de proteção ao consumidor – afirmou. 

Sair da versão mobile