Facilitar o manejo e, principalmente, reduzir custos de produção. Essas são as principais soluções proporcionadas por algumas das tecnologias expostas na 17ª edição da Expodireto-Cotrijal, que acontece na cidade de Não-Me-Toque (RS). São drones, máquinas e sementes mais resistentes para facilitar e tornar mais produtiva a vida do agricultor.
Entre as novidades está o Pelicano, drone produzido pela empresa Skydrone para ser utilizado na aplicação de defensivos. Ele carrega dez quilos do produto e tem capacidade para percorrer 180 hectares por dia, debaixo de sol ou de chuva. O Pelicano não atua sozinho. O drone Zangão, que já está disponível no mercado, faz o mapeamento da lavoura, através de uma câmera acoplada, para então o Pelicano entrar em ação.
“A gente faz o levantamento de 400, 500 hectares por voo com câmeras que conseguem detectar o problema muito antes do olho humano. Com isso, a gente reduz a aplicação de produto químico. A economia pode chegar a 60% de economia”, diz o presidente do Skydrone, Ulf Bogdawa.