Tempo

Fim de semana repleto de temporais com risco de granizo no Brasil

Alerta para deslizamento de terra e inundações em diversos estados, do Sul ao Norte do país; temperaturas também devem ser mais amenas

Previsão de temporais nesta sábado, 26, com grandes acumulados e riscos para transtornos, nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste e parte do Paraná e da faixa leste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O alerta para chuva volumosa, que pode passar de 100 mm, e riscos para deslizamento de terra e inundações seguem em Minas Gerais, Rio de Janeiro, norte e leste do estado de São Paulo, no litoral paulista, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, sul do Acre, do Pará e do Amazonas.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se desconfigurou, e agora no Sudeste do país o grande motivo das chuvas é uma área de baixa pressão atmosférica entre a costa do Rio de Janeiro e de São Paulo. As precipitações no Sudeste ocorrem ao longo do dia, com intensidade mais forte entre à tarde e à noite. Há riscos de raios, rajadas de vento de mais de 50 km/h, e eventuais quedas de granizo.

O Centro-Oeste também tem chuvas fortes ao longo do dia. O destaque também vai para os volumes elevados na região Norte, em especial no Acre, Amazonas e Rondônia. Isso tudo devido a uma área de baixa pressão atmosférica entre a Bolívia e Rondônia e mais a circulação de uma área de alta pressão atmosférica em altitude (chamada de Alta da Bolívia).

No Sul do país, os temporais são isolados durante a tarde, por conta de áreas de instabilidade na faixa oeste do Rio Grande do Sul e no norte do Paraná, com potencial para granizo e rajadas de vento. O leste da região Sul, em especial no leste de Santa Catarina, merece atenção pois há risco da chuva ser moderada, e com acumulados altos, com potencial para alagamentos e deslizamentos de terra, isso no sábado, o que ganhará força no domingo, 27, e na segunda, 28.

Chove também em forma de pancadas isoladas, mas que pode ser de maneira forte pontualmente da Bahia ao Maranhão, passando pelo Piauí, Sergipe e parte do Ceará, devido à borda do Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN). Atenção para a chuva constante no litoral da Bahia.

As temperaturas mais baixas no país serão registradas entre São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás e temperaturas mais amenas entre o Mato Grosso e parte do Norte, por conta do tempo fechado.

Já o calor junto com o tempo firme seguirá em boa parte do Rio Grande do Sul até parte de Mato Grosso do Sul, e entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte. Além disso, nessas áreas a umidade do ar voltará a cair no meio da tarde, para níveis abaixo de 30%.

Neste domingo, 27, os temporais, com acumulados altos e riscos para transtornos, ocorrem novamente desde o Amazonas até o litoral do Rio Grande do Sul e o estado do Rio de Janeiro. Como choveu bastante nos últimos dias, e choverá mais nos próximos, o alerta prossegue para deslizamento de terra e inundações nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre, do sul do Pará e de boa parte do Amazonas.

No domingo e também na segunda-feira, 28, são esperados chuvas intensas e com acumulados altos também no leste de Santa Catarina e do Paraná. No início da semana que vem, os temporais devem avançar por Mato Grosso do Sul, São Paulo, metade sul de Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro.