Uma nova frente fria se aproxima da região Sul do Brasil, o que aumenta as cheias nos rios. O tempo segue firme em quase todo o resto do Brasil, no entanto.
A previsão é de chuva acompanhada de muita ventania, raios e queda de granizo nesta sexta no sul do Rio Grande do Sul. No fim de semana, se espalha para o norte do Rio Grande do Sul, metade sul de Santa Catarina, oeste do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul.
No começo da semana, esse cenário ocorre também no oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. “É uma chuva perigosa, mas ela é muito bem-vinda no decorrer dos próximos dias. O acumulado é de 30 milímetros em boa parte da região Sul”, disse a meteorologista da Somar, Desirée Brandt.
A tendência é de reposição de umidade em parte da região Sul, Sudeste da Bahia e norte do Maranhão. Isso traz benefícios, principalmente para as culturas de inverno no Sul e cacau, feijão, cana, soja e pastagens na faixa leste do Nordeste. Já no norte do Maranhão, a chuva favorece a soja tardia.
Ainda segundo Desirée, de 9 a 13 de junho, a chuva ocorre de forma fraca, com 5 mm, no Sul e Sudeste, além da metade sul de Mato Grosso do Sul. Somente na divisa de São Paulo com Rio de Janeiro são esperados 15 mm. Na faixa Norte do país, são esperadas chuvas de até 70 mm em Roraima e Amapá.