Uma nova frente fria se forma e avança sobre o Sul do Brasil, aumentando a chuva sobre os três estados da região. O risco para temporais segue elevado com volume que pode chegar a 150 milímetros no interior dos três estados em 48 horas.
Segundo a previsão do tempo, também chove forte sobre o oeste de São Paulo, sul de Minas e sul de Mato Grosso do Sul ao longo do dia. Mas o tempo segue firme no norte do Rio de Janeiro, norte da Bahia, sul do Piauí e interior de Pernambuco. Ainda tem previsão de pancadas de chuva isolada sobre Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, enquanto a costa Norte do Brasil ainda segue em alerta para temporais.
A semana será marcada por muita chuva no Sul do país e o risco para transtornos se eleva. A ZCIT segue atuando na costa norte do Nordeste e sobre Belém e o estado do Amapá e tem previsão para chuva forte e temporais no decorrer dos próximos dias.
As instabilidades ganham força no Sudeste a partir de quarta-feira (13), mas o ar ainda fica muito abafado, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. A chuva vai alcançar até mesmo áreas muito secas de Minas Gerais e Bahia, só que com volumes menores. A região Centro-Oeste segue com pancadas de chuva forte de forma irregular.
No fim da semana, o frio avança pelo centro-sul do Brasil, até com chance de geadas isoladas em lavouras de feijão e milho segunda safra do Paraná. A friagem chega até mesmo a algumas áreas de Rondônia, onde Vilhena terá mínimas de 15°C no sábado (16).