O inverno no hemisfério sul começou nesta segunda-feira, 21, à 0h32 (horário de Brasília) e marca os meses mais frios do ano e que geralmente trazem pouca chuva para a região central do Brasil. Mas, afinal, como será o inverno neste ano de 2021.
A meteorologista Desirée Brandt da Somar Meteorologia analisou os dados de previsão de chuva e temperatura para os próximos meses. “A anomalia de chuva prevista ao longo do inverno mostra chuva abaixo da média no Centro-Sul do Brasil. Isso não significa ausência total de chuva na região Sul, tanto que há uma previsão de persistência para chuva em julho, mas não deve alcançar a média histórica do inverno”, disse.
Por outro lado, é esperada chuva acima da média em Mato Grosso e parte de Goiás. “Julho e parte de agosto serão secos, mas no resto do mês de setembro teremos chuvas que vão elevar a média. Por isso, bastante atenção com o risco de queimadas neste início de estação”.
Temperatura
Segundo Desirée, não teremos inverno rigoroso, com temperatura dentro da média em boa parte do Brasil. “Em agosto, no entanto, teremos pelo menos 4 grandes ondas de frio no Brasil, principalmente no Sul. Não há muito risco de geada nas lavouras de café e zonas produtoras de Mato Grosso do Sul, norte do Paraná e São Paulo”, disse.