A quinta-feira (19) teve novos recordes de frio. Brasília foi a capital mais fria, com mínima de 5 °C ao amanhecer. No entanto, outras regiões do Centro-Oeste registram temperaturas ainda mais baixas. Pontes e Lacerda (MT), por exemplo, marcou 1,2 °C no comecinho do dia. Tudo isso foi causado por uma forte massa de ar polar, de acordo com a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo. “Ela é bem continental, e nesta sexta [20] também provoca frio no Centro-Sul do país”, informa.
A massa de ar polar poderá acarretar a formação de geada em algumas localidades, como o sul de Minas Gerais e, principalmente, o Paraná.
“Isso ocorre porque o tempo já fica mais aberto e seco na região Sul, o que, combinado com o ar frio, vai favorecer a formação de geada no Paraná e norte de Santa Catarina”, diz a meteorologista. Segundo ela, poderão ser atingidas áreas de milho, feijão, hortifrútis e pastagens.
A chuva, por enquanto, não chega nessas áreas. Nos próximos dias, as pancadas se concentrarão na faixa norte do país. “O centro do país, justamente onde é precisa de água, não tem previsão de chuva e a umidade do solo deve diminuir”.
Desirée Brandt afirma que pouca coisa deve mudar na próxima semana em relação às precipitações. As chuvas devem permanecer concentradas no extremo norte e na faixa leste do Nordeste. Também haverá um pouco de chuva na região Sul, mas ainda sem alcançar a porção mais central do Brasil.