Diversos

Frutas e hortaliças: após geadas, oferta pode levar até 120 dias para se reestabelecer

Geada foi mais rigorosa e abrangente em relação aos anos anteriores e afetou muito a oferta e qualidade dos alimentos mais sensíveis, diz Ceagesp

Após as geadas afetarem a oferta de frutas e hortaliças em algumas regiões do Brasil, o cenário pode levar algum tempo para se reestabelecer, devido às características de alguns produtos, segundo Flávio Godas, chefe de economia e desenvolvimento da Ceagesp.

“Houve uma geada mais rigorosa e abrangente em relação aos anos anteriores. Isso afetou muito a oferta e qualidade dos alimentos mais sensíveis, como o pimentão e aa abobrinha, que devido ao cenário, teve uma alta de 150% de elevação de junho para julho”, destaca.

Ainda segundo Godas, para algumas culturas, como o alface, a oferta poderá ser recuperada em até 40 dias. Para outros itens, esse prazo pode ser maior.

“Culturas como tomate, por exemplo, demoram até 120 dias para restabelecer a sua oferta. Então, dependendo do teor das próximas geadas esse período pode aumentar. Nesse período, o consumidor pode substituir esses por raízes e tubérculos, que tem maior disponibilidade no mercado”, ressalta Godas.