Governador do Paraná reclama da logística do Brasil

Segundo o político, o governo federal precisa desenvolver um programa para acabar com os problemas de escoamento da produção nacional

Fonte: Porto de Rio Grande/Divulgação

Os governadores que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul) se reuniram nesta quarta, dia 4, em Cascavel (PR), no Show Rural Coopavel. Além do governador do Paraná Beto Richa, presidente do conselho, estiveram presente os governadores Reinaldo Azambuja, do Mato Grosso do Sul, José Ivo Sartore, do Rio Grande do Sul, Raimundo Colombo, de Santa Catarina e o governador da província de Tucumã, no Paraguai, Juan Luiz Manzur, que também é presidente do a Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur), bloco econômico que reúne Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Argentina.

Beto Richa aproveitou o evento para criticar o governo federal por causa do baixo investimento em logística e infraestrutura. “O maior problema do Brasil é a logística. Aqui no Paraná, por exemplo, muitas vezes nós víamos filas quilométricas de caminhões para desembarque nos portos marítimos. Um programa deve ser estimulado e financiado pelo governo federal, porque o problema não é aqui ou em Santa Catarina, é um problema do Brasil inteiro: a falta de investimento em logística e armazenagem da nossa produção agrícola que agora se agrava com a safra recorde que devemos colher”, falou.

Richa disse ainda que seu estado tem feito a parte que lhe cabe ao modernizar um dos principais portos do país. “Nós já fizemos um grande trabalho melhorando funcionamento do Porto de Paranaguá, garantido mais velocidade nos carregamento descarregamento dos navios. Um grande investimento público e privado, que possibilitou a troca do chip dos navios que eram da década de 1970 e agora estão mais velozes e ágeis”, disse.

Financiamento

Os governadores participaram da assinatura de novos financiamentos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE, somando um total de R$ 50 milhões destinados a empresas e produtores rurais. No ano passado, o BRDE liberou R$ 3 bilhões em crédito.

Os quatro estados que formam o Codesul são responsáveis por 25% da produção de carne bovina do país e 70% da produção de suínos. O conselho tem projeto que pretende padronizar os serviços de inspeção de produtos de origem animal e facilitar a circulação entre os estados.

“Queremos um acordo buscando a inspeção sanitária integrada para melhorar e ampliar a comercialização de produtos de origem animal entre os nossos estados. Já fomos, inclusive, procurados por outros estados que querem aderir a esse acordo”, disse Richa.