Rural Notícias

'Governo de SP é o único responsável pela alta de preços dos alimentos'

Presidente da Abrafrutas, Luiz Eduardo Raffaelli, fala sobre impacto do aumento do ICMS no agro paulista

Entidades e cooperativas do setor agropecuário de São Paulo organizam uma manifestação para a próxima quinta-feira contra o aumento nas alíquotas de ICMS no estado sobre produtos e insumos do setor produtivo. Produtores rurais prometem ir às ruas de ao menos 50 cidades do interior para pedir a revogação da lei e dos decretos do governador João Doria que promoveram a elevação do imposto a partir deste ano.

O diretor da Associação Brasileira dos Produtores de Frutas, Luiz Eduardo Raffaelli, apoia a manifestação e afirma que o governo é o único responsável pela alta de preços ao consumidor. “O consumidor sempre entende que os aumentos de preço são culpa do agricultor, mas nesse caso a área agrícola não tem culpa nenhuma disso. Estamos simplesmente repassando um impacto que o governo trouxe pra gente. Vamos levar isso ao consumidor, levando informações para Ceagesp, Ceasa, mercado, mostrando que o governo é o responsável por esse aumento.  Esperamos que uma pressão popular faça o governo entender o erro que é esse aumento do tributo”, disse.

A reclamação é pela maneira como esse projeto foi colocado em prática. “Basicamente deram uma carta branca para o governador para agir por conta própria, sem ouvir a área produtiva e até sem entender o impacto  que isso vai gerar não só no consumidor mas na própria conta do governo, que é o grande comprador de alimentos do estado”, finalizou.