Produtores de hortaliças e flores do interior de São Paulo passaram os últimos dias calculando os prejuízos causados por uma forte chuva de granizo que atingiu a região no início desta semana. Em Salesópolis, nem os cultivos protegidos escaparam da força do temporal.
Em uma das propriedades, dez viveiros de plantas foram danificados. Depois de um dia de muito calor, bastaram apenas oito minutos para o produtor Gervásio Massaki perder o trabalho de quatro meses nas hortas. “Teve muito vento forte e granizo que, em 20 anos produzindo nessa propriedade, eu nunca havia visto. Eu calculo o prejuízo em cerca de 100%, mas alguma coisa ainda estou colhendo, mas com qualidade muito inferior e preço bem reduzido”, disse.
O produtor lamenrou gelo acumulado na propriedade e que danificou dez variedades de hortaliças que seriam repassadas a fornecedores da região nos próximos quarenta dias. “Estou preocupado como é que eu vou conduzir os prejuízos e compromissos, pois se não tenho colheita, não tem venda e não recebo”, completou.
A forte chuva de granizo causou estragos também nos cultivos protegidos da região. Na propriedade de Júlio Kodama, além da perda de dois mil pés de camélias, pelo menos dez viveiros de azaleias foram danificados, provocando um prejuízo estimado em R$ 60 mil reais.