Rural Notícias

IPCA: setores da saúde, alimentação e bebidas registram maior alta em abril

O comentarista Miguel Daoud analisa alta na inflação e medidas para contornar o cenário

O IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação oficial do Brasil, desacelerou no último mês. Já no acumulado do ano, o IPCA registrou elevação, com o grupo de alimentos puxando a alta. A maior contribuição vem das carnes, com valorização superior a 35% nos últimos 12 meses.

O IPCA saiu de 0,93% em março para 0,31% em abril e, no acumulado do ano, o índice registrou alta de 2,37%. Em 12 meses, o crescimento foi de 6,76%. Em abril de 2020, a variação tinha sido de -0,31%.

O comentarista Miguel Daoud afirma que o Banco Central, ao aumentar a taxa de juros, não vai resolver o problema da inflação. “Está inflação não decorre do aumento da demanda, ou seja, as pessoas não estão com dinheiro no bolso e consumindo. Essa inflação está ocorrendo em função da oferta que está escassa, mesmo com a demanda pequena”, explica.

Para resolver a questão seria necessário aumentar a oferta ajustando as pontas do governo, diz ele. “Estamos na contramão e o Banco Central não tem outra alternativa. As medidas que deveriam ser tomadas para equalizar a oferta diante de decisões pontuais, você não tem”, comenta.

Apesar de ter caído, economistas acreditam que a inflação vai voltar a subir com esperança do dólar se acomodando mais para baixo.